Imagine: antes de entrar em um restaurante, ao ver o menu, você se depara com fotos que, em vez de lhe encantar, dar água na boca e uma feliz dúvida sobre o que escolher entre pratos que parecem um mais delicioso que o outro, você encara fotos tão mal iluminadas, sem resolução e toscamente feitas, que começa a pensar se o próprio fato de entrar naquele estabelecimento seria uma boa ideia.

Com sua foto de perfil acontece a mesma coisa.

Vivemos um período no qual imagem é tudo e a necessidade de se imprimir uma boa primeira impressão é fundamental para qualquer pessoa que intenta conquistar sucesso e reconhecimento em sua área de atuação.

Em 40 milissegundos, somos capazes de tirar conclusões sobre pessoas baseando-nos em fotos. Isso representa menos que metade de um décimo de segundo. Sua selfie no espelho do elevador realmente não lhe trará qualquer vantagem em uma entrevista ou reunião de negócios.

As redes sociais representam um papel essencial nas relações de trabalho e networking e saber se colocar nelas é vital. Facebook, twitter e LinkedIn são as novas agências de trabalho, as novas vitrines, os novos portfólios. Todo o mundo recorre a elas para buscar novos talentos, novos negócios, clientes e parceiros.

Você sabe como colocar-se, como “vender-se” de forma profissional?

Pense em si como uma marca e sua foto de perfil seria o seu logo. O famoso empreendedor e autor James Cann reafirma a importância da primeira impressão: “Um perfil completo no LinkedIn fala muito sobre o nível de profissionalismo de uma pessoa. Ele pode indicar à recrutadores que essa pessoa é um pacote completo. Se alguém que acaba de se graduar em uma universidade tem uma foto profissional e um perfil completo, isso me indica que esse pessoa é um sucesso-garantido e um empreendedor agressivo. Esse indivíduo entende a importância de uma marca – algo essencial para qualquer trabalho, em qualquer empresa.”

O LinkedIn substituiu os apertos de mãos nos corredores das agências de recrutamento e só existem duas razões pelas quais as pessoas clicam em seu perfil: A empresa na qual você trabalha e a sua foto. Ela pode ser o elemento mais importante da sua presença no LinkedIn e nas demais redes sociais. Uma pesquisa do próprio LinkedIn mostra que a chance de um perfil ser visto por outras pessoas é 14 vezes maior apenas por ter uma boa foto.

Para aumentar sua visibilidade e seu valor, invista na sua foto de perfil. É sua melhor chance de comunicar que você é simpático, amável e confiável, atributos cruciais para o engajamento de outras pessoas com você.

Então, sua foto de perfil é mesmo tão importante? Pense nela como seu primeiro passo para construir sua marca pessoal e para se destacar em meio ao oceano de concorrentes.