O British Journal of Photography realiza o concurso Como fazer o retrato perfeito com fotógrafos britânicos, profissionais e amadores, e o desafio é traduzir o que é seu país por meio do retrato.

Junto ao concurso, o site faz uma série de entrevistas com fotógrafos renomados sobre o que é, para eles, o retrato perfeito e como alcança-lo.

Veja a entrevista de Adama Jalloh

Na sua visão, o que faz um retrato atraente?

É uma mistura de coisas – desde a expressão do sujeito ou seus maneirismos, os tons, o espaço, como a luz atinge o sujeito. É sempre interessante olhar de volta, para o resultado da fotografia, mesmo que você tenha tido apenas 10 segundos de interação com alguém ou passado um longo período de tempo com ela. De tempos em tempos você percebe um certo nervosismo nas pessoas quando pede para fazer um retrato delas, então ser capaz de capturar uma emoção inesperada durante um encontro tão breve pode ser muito interessante.

O que te atrai para um potencial sujeito?

Pode ser baseado em como está vestido, algo sobre suas feições ou talvez uma certa característica que possuam. Algumas vezes eu não consigo explicar ou ter a definição das razões pelas quais essa atração ocorreu, mas eu sei que eu preciso fotógrafa-lo. Eu acabo obtendo as respostas quando olho para a fotografia.

Como fazer o retrato perfeito

Como fazer o retrato perfeito

Como você se conecta com seus sujeitos e como ganha a confiança deles?

Ser honesto e aberto sobre suas intenções pode fazer as coisas muito mais fáceis para você e para a pessoa que você quer fotografar. Realmente escutar o que ela tem a dizer e mostrar um autêntico interesse quebra aquela barreira natural e aquela tentativa de, de repente, tentar esconder algum aspecto de si começa a desaparecer.

O que fez você se virar para a fotografia de retratos em detrimento de outros gêneros?

O retrato me possibilita um maior entendimento das pessoas com quem eu cruzo e fotografo, pode ser algo pequeno, mas eu sempre levo algo daquela interação. Fotografar retratos definitivamente ajuda a me relacionar de modos que eu não achava que poderia, quer eu receba um sim ou um não de alguém, é tudo sobre como construir lentamente essa relação de confiança ao perguntar.

Como fazer o retrato perfeito

Como fazer o retrato perfeito

Como fazer o retrato perfeito

Como fazer o retrato perfeito

Como fazer o retrato perfeito

Conheça mais do seu trabalho no instagram em @_adamajalloh